Arquivo Mensal: dezembro 2014

retrospectiva

ah! nem tenho muitas queixas.  2014 foi um ano interessante. pessoalmente, vida privada, mais inclinado pro lado do sim. se eu pensar na sociedade, na cidade, no estado, no país, nas perdas, dá vontade de rasgar a última folha do calendário logo de uma vez. mas não tenho vontade de falar dessas coisas… em 2014 fui a Antonina. e ao Rio de Janeiro. e à …

a última faxina do ano

acordei cedo para tratar da limpeza da casa. entre vassoura, aspirador e espanador, repeti um milhão de vezes o mantra de como odeio ter que fazer faxina. pensei naquelas casas do futuro, em que tudo é branquinho e brilhante, sem um fiapo no chão, coisa meio parecida com um Apple, sei lá. acho que as casas do futuro serão limpas por um scanner. um processo …

um pequeno defeitinho, não sei se você percebe

não sei se ainda existe isso, mas antigamente quando se era candidato a uma vaga de emprego, a pessoa ia até a firma, roupa especial, e preenchia uma ficha. questionário imenso sobre tudo que compunha a vida do pobre diabo. número de documentos, filiação, profissão dos pais, experiências na função pretendida e em todas as outras, passa-tempo, preferências, etc, etc, etc. era quase um primário …

ecologia

Faz dez anos. Estava a caminho de casa, com seis pães quentinhos dentro do pacote e vi, no canto da rua, móvel que parecia um fundo de armário, peça de algum closet antigo. Tinha umas inscrições pichadas e marcas de óleo, tinta, sujeiras mil. Bati palmas e saiu o dono da casa. Perguntei. Ele me contou que era uma peça antiga, orginalmente feita para um …

bate o sino

já adorei as festas de final de ano.  quando criança, a China não era tão grande e tão perto. as quinquilharias e pequenos presentes não faziam visitas quase cotidianas como hoje. os presentes tinham datas específicas e raramente em dias fora das marcas aguardadas no calendário. o natal era o ápice.  os natais da minha infância foram fartos. número sem fim de presentes e parentes …

de susto, de bala ou vício

acordei bem cedinho. antes, bem antes… tratei de dar jeito em algumas providências domésticas.  detesto cortinas, mas as tenho em alguns lugares da casa. completas, três camadas, seis peças cada.  aprendi com a minha mãe a lavar as cortinas duas vezes ao ano. na época da Copa, dei a ordem e pronto. hoje, resolvi fazer justiça com as próprias mãos. ideia estapafúrdia, claro.    tudo …

descombinações gastronômicas

não é reclamação à toa, nem mau humor sem motivo, mas alguma coisa acontece com o paladar da humanidade. e eu não estou conseguindo acompanhar. no mercado, à procura do alimento salvador das noites de preguiça, fui comprar pipoca. pipoca de microondas, claro, porque quando eu digo preguiça eu quero dizer preguiça mesmo. encaro bem as variações ligth, manteiga e até manteiga de cinema. fora …

férias

procuro por um tempo onde não precise distribuir explicações inúteis ou novidades que se esparramam como água em cima de guarda-chuva. nesses dias de comemorações infinitas e inumeráveis mensagens, queria só ficar quietinha e aproveitar do silêncio dos generosos que me deixam acomodada, confortavelmente acomodada, na mansidão da compreensão. mora em mim o desejo da ausência, o capricho da existência plácida e da paz universal …

eterna descoberta

me disseram que a idade, as experiências vividas no passar dos anos fazem a gente mudar.  acredito. tenho provas. vivo momento de mudança.  até ontem, antes de ontem, fração mínima na minha história, eu tinha grande curiosidade pelo humano. gostava de conversar, de observar, de notar diferenças e semelhanças. cada um dos bilhões do planeta me atraía. era um jeito de saber de limites, de …

viajar é impreciso

não sei dizer direito sobre os caminhos e lógicas da adolescência.  tirando a minha, que não foi das melhores, tenho me saído bem. o Dé nunca me deu muito trabalho. piá sossegado que sabia bem direitinho como não envelhecer a mamãe antes do tempo. a Lívia está firme na parada, vez ou outra tem uma oscilação de humor, o que não é nada diante de …

Pin It on Pinterest