Arquivo Mensal: julho 2015

meteoros

li ontem no jornal que uma chuvinha de meteoros riscaria o céu nessa madrugada. resolvi colocar o despertador para às 3 da manhã, horário que os jornalistas em pele de astrônomos disseram que seria o mais-mais do caso. sou prevenida, ajeitei a vida para a Delta Aquarídeas: – organizei uma lista de desejos na cabeça, os jornais diziam que despencariam mais ou menos uns 20 …

além da ditadura da beleza

parece que estou a me tornar uma especialista em textos que não escreverei. uma nova proposta me chega através do cadastro num site de freelas: “criação de artigos para blog sobre: estética, treino, emagrecimento rápido, dicas de emagrecimento, etc.”. raios, raios duplos! vamos aos fatos, do maior para o menor. desde que as mulheres renascentistas saíram de moda, a humanidade se descabela atrás de soluções …

sensualidade feminina

Adriana, você pode escrever sobre sensualidade feminina, dicas para uma mulher ser mais sensual? a pergunta é na verdade um convite para artigo em um site majoritariamente lido por mulheres. a primeira coisa que me ocorreu: contra ou a favor? sempre faço essa pergunta quando me pedem assunto específico, forma de organizar ideias, prós e contras, e sacar o quanto estou ou não alinhada com …

taças de cristal

há muitos anos a Fran, super amiga da minha irmã, se mudou. era casa nova, vida nova, novos horizontes. estávamos empolgadas com o momento, uma felicidade que corria solta. ninguém tinha muita grana. para felicitar a casa nova, compor o enxoval e dedicar parte significativa minha naquele momento que era tão glorioso e inspirador, dei de presente um jogo de taças que havia sido da …

homens do mar

gosto dos homens do mar. pescadores principalmente. não sei se é daquelas coisas que acontecem onde não há palavras e por isso é impossível explicar. ou uma intolerância em trazer para um território de justificativas o que não é para ser revelado. ou, principalmente isso, uma incompetência com os códigos da comunicação. os homens do mar são esfinges. têm os mistérios guardados na pele queimada pelo …

aulas de francês

procuro aulas de francês. encasquetei. nenhuma vez mais viajarei à França com essa comunicação tosca em que misturo palavras de vários idiomas e fico feito mímica do Teatro de Dionísio a tentar dizer coisas me expondo ao ridículo. a França é bacana comigo. talvez seja eu a exceção que confirma a regra. sempre fui muito, muito, muito bem tratada em minhas trapalhadas e todas as …

mergulho em Itapuã

tenho preferência pelos momentos. não consigo me ligar em grandes histórias, fatio-as sem dó nem piedade. levo na cabeça, sem princípio, meio e fim, apenas recortes de acontecimentos. minha memória funciona assim, feito lembrança de sonho. agora, sentada aqui no quartinho, ainda me inundo de Bahia. mas não de uma viagem inteira, de dias e noites ininterruptos de maravilhas. está em mim agora mergulhos em …

a fé, o sincretismo e o respeito – missa na Bahia

eu que sou ateia, a toa, a toda, pela primeira vez não ouvi a voz que narra o que meus olhos sentem. por algum tempo minha cabeça ficou muda, uma linha horizontal sem movimentos ou inquietações. novidade. fui à missa. sempre que posso dou uma espiadinha nos rituais. gosto. sinto inveja da fé alheia. dos momentos católicos, já vi aquelas maravilhas nas grandes catedrais europeias, …

pós-viagem

pode ser que eu não volte. é possível. mais. é provável. acontece sempre do mesmo jeito. os lugares que visito vão se acumulando em mim. chuvinha de influências, novidades, pensamentos, costumes, jeitos de ver e viver a vida. não que tudo me atinja de forma encorpada e definitiva, mas há traços mais fortes que me chamam a atenção e me modificam. nunca volto igual. nunca …

igbagbó

amarro fitinha do Bonfim no pulso, entro com o pé direito nas igrejas e faço três pedidos, penduro guias no pescoço, levo presentes à Iemanja. ando pela Bahia tomada por crenças, pedindo proteção e conversando com São Jorge. acredito em Caymmi, Vieira dos Santos e Gregório de Mattos. sim, creio em Jorge Amado, Carlos Coqueijo e Luís Gama.exalto os orixás, as baianas, os pescadores. decoro …

Pin It on Pinterest