Arquivo Mensal: abril 2020
o saca-rolhas quebrou. decerto cansou de se afundar, rodopiar e cuspir cortiça seca.isso não é um grande drama, mas confesso minha decepção. imaginava eterna sua vida quase suicida de provocar redemoinhos mínimos para enxurradas douradas, púrpuras, róseas. há dias não consigo engatar nova leitura. nem ouvir música. nem ler jornal. navego sem rumo pela internet. um timão solto que me fez descobrir que os átomos …
estava com medo que a samambaia pegasse a mesma doença que a amiga do lado, então resolvi verificar como estavam as coisas em cima da estante de livros (duas plantas: a cabeça tomada pelo coronavírus foi logo pensando que não há tanto espaço na varanda para um socorro coletivo…). infelizmente minha vizinha tinha uma escada para me emprestar. e me emprestou.início da minha derrota. um …
acender uma vela depilar as pernas arrumar a velha caixa de lembranças deixar que o incenso queime almoço esvaziar uma taça catalogar os livros entender sobre pontos cardeais regar as plantas refazer as contas, duas pedras de gelo percorrer fotografias antigas os pulmões, o imposto de renda, a internet e a conta de luz, abrir o boleto, trancar a porta, telefonar para mãe, um capítulo …
ontem tive uma crise de mau humor. mas em vez de deixar que as violências pulassem de mim, como é comum em casos assim, as troquei por palavras de ironia, umas frases dúbias meio agitadas e umas risadas fora de hora. almocei nesse estado de espírito, tentando me controlar, achando que se conseguisse domar a vontade de xingar o mundo inteiro e gritar palavrões, conseguiria …
foi uma surpresa. duas surpresas.primeiro a Cibele veio e trouxe o pão que o Massimiliano fez. depois, meu irmão me deixou vinho, três garrafas.tudo entregue na calçada, com abraços e beijos imaginários e carinho e amor ao vivo. pensei em escrever um texto sobre os quarenta dias de Jesus no deserto. e intercalar palavras para desaguar nessa quarentena. falar sobre as tentações no deserto, escrituras …
um amigo me convidou para uma vídeo-chamada. propôs dia e horário para tomarmos um vinho juntos (no começo desse tempo, quando achei que fosse morrer por sufocamento de angústia, também sugeri isso a uma turminha que preenche muito bem minha mesa e minha vida). falo com minha mãe todos dias, com meu pai de dois em dois, com os filhos de meia em meia hora. …