Arquivo Mensal: outubro 2014

no mercado

Sou rainha das listas. Faço lista pra tudo, dos afazeres cotidianos às roupas que irão na mala da próxima viagem. Me sinto segura assim; a memória aprendeu a funcionar nesse modo. A exceção mora justamente onde deveria ser regra: mercado. Não consigo me organizar; quando abro armários e geladeira para investigação dos ausentes, logo me distraio com o que há e vai tudo por água …

este céu sem fim

Depois de alguns meses a escrever no bloco de notas, volto às boas com o Word. Computador novo, quantia pouca para a Microsoft, um suquinho de maracujá durante a transferência e a licença é minha. Até as teclas parecem outras. A vida se refaz e tudo começa a voltar para seus devidos lugares. Mais concentração na leitura de textos, grande facilidade para marcar palavras, grifar …

terra da felicidade

a cidade de Salvador é, pra mim, um estado. de espírito. lugar que povoa minha imaginação de forma muito descolada da realidade de uma metrópole em que quase três milhões de pessoas vão e vêm.    a Salvador de toda minha vida tem baianas do tempo do imperador; acordam em trajes brancos, rendados, rodados e adocicam tudo com aquele jeito manso de falar, um acarajé …

trem

minhas malas estão prontas  sei que não voltarei mais nunca mais.    arrumei tudo,  shampoo, escova e tamanco aquele vestido de borboletas e a bolsa azul.   etiquetei a bagagem  meu nome, meu sangue toda minha história e dois cadeados três cartas de lembrança  e o velho anel.    pesam muito minhas malas a vida inteira ali dentro mais a saia reta e o scarpin …

gentileza gera estranheza

há muito que ouço por aí sobre como as pessoas são brutas, não se olham, não se ouvem, não se gostam, não se reconhecem.  acho que são pequenos rios que vão em direção a um grande mar de confusão, lugar em que procuro nunca mergulhar.   exemplo: tempos atrás estava com Lívia no mercado. no caixa, à nossa frente, uma moça com compras para uma …

renovação

do amor eterno   só posso provar que meu amor é eterno depois do fim do fim de mim antes disso  hei de amar-te todos os dias  todas as horas num ciclo que se renova a cada minuto de sua dúvida e na prova de cada segundo de  meu amor quando passo as mãos em teus cabelos quando te sorrio ao telefone quando te beijo …

latim em pó

Dizem por aí que a Língua Portuguesa tem 500 mil palavras, com variações para mais ou para menos, sem margem de segurança. Num piscar de olhos ou num dedinho de prosa novas surgem para nos dizerem alguma coisa que ainda não foi dita ou para novidades em nosso cotidiano e aos poucos, em gerúndio, vão engrossando o caldo do vocabulário. Também corre por aí a …

my name is Jack

a Lu vem aqui uma vez por semana. com o passar do tempo e as habilidades de cada uma nos entendemos assim: eu faço o serviço pesado e ela a arrumação geral. nenhuma de nós gosta muito de grandes esforços mas como a principal interessada sou eu, acabei assumindo a parte trash da faxina. as vezes me acho meio tonta, as vezes me acham meio …

slow motion

tenho preguiça. muita.  não me envergonho, até acho saudável e de certa forma, prova de alguma inteligência. a preguiça me defende de encrencas, é escudo protetor de situações, primeiro degrau para o Olímpio do ócio. é muito mansinha, chega devagar, apalpa o corpo, percorre as veias, solta o ombro, prepara para levitação. depois sobe pra cabeça. vai apagando lentamente qualquer figurinha que transborde, despreza pensamentos …

doce lar

chega um dia em que o público muda.  hoje a casa esteve cheia. primeira vez desse jeito tão diferente. o caso se deu por conta do aniversário da Lívia e da vontade da Rafa em lhe fazer festa surpresa. não sei precisar o número de guris e gurias que passaram por aqui, mas foram muitos. muitas vozes. altas vozes. risadas, conversas, refrigerante no chão, bolo …

Pin It on Pinterest