512 anos

no seu dentro da baleia, meu filho escreveu assim: 
 
 
Alô, Alô W Brasil, Jack Soul Brasileiro do tempero, do batuque, do truque, do picadeiro quero Notícias do Brasil que não é só litoral, é muito mais que qualquer zona sul, é branco, é preto, é mestiço, é Brasil Pandeiro. Na verdade o Brasil o que será? Qual a cara da cara da nação? Eu quero saber Brasil, mostra a tua cara. Brasil é torto igual Garrincha e Aleijadinho que não precisa consertar. Brasil, pra mim, pra mim, pra mim. Aí na terra ainda jogam muito futebol? Muito samba, choro e o rock’n roll? Uns dia chove, eu sei. Mas em outros bate o sol da liberdade em raios fúlgidos. Brasil é um sonho intenso. Ó pátria amada. É um País Tropical abençoado por Deus e bonito por natureza. Quando voltar, não quero ouvir que estou europeizado, pois na hora da comida, enquanto houver Brasil, eu sou do camarão ensopadinho com chuchu. Esse canto que devia ser um canto de alegria soa apenas como um soluçar de dor.
Bye, bye Brasil, a última ficha caiu. Para todo o povo brasileiro Aquele Abraço!


e eu adorei!!!
mas, amargurada, respondi assim:
Canta Brasil!
Viva a bossa, viva a mulata, a farofa e a cachaça! Você que está aí, fazendo o papel de português desbravador, descobridor, cuidado! Você é apenas um rapaz latino-americano sem dinheiro no banco e o Brazil não conhece o Brasil. Tudo é belo e tem lindo matiz; sim, minha voz eternecida já dourou os seus brasões, porque todos acreditam no futuro da nação… mas como esse é o país da contradição, eu posso vender… deixe algum sinal!
Na beleza deste céu, onde o azul é mais azul, minha glória a todas as lutas inglórias, como a de Iracema que voou para América, ou daquele que ficou vagando pelas ruas de Londres, ou, ainda, as avessas como o antropólogo Claude Levy-Strauss que detestou os ricos que moram na praia e os diamantes que rolam pelo chão.  
No céu, no mar, na terra, nós não vamos pagar nada… afinal, quem pode morrer pela pátria e viver sem razão? 
Chame o ladrão!!!
 
 




2 Comentários

quer comentar? não se acanhe.

Pin It on Pinterest

%d blogueiros gostam disto: