Passage des Panoramas

um pouquinho de turismo.

sabe as galerias de Paris? aquelas passagens cobertas que levam de um lado pro outro, da maravilha de cá para a maravilha de lá.

a mais antiga delas, a Passage des Panoramas, faz ligações entre ruas do 2º arrondissement desde 1800. atravessa vias e séculos numa espécie de testemunha e personagem da história. muita gente boa, as gentes das artes; muita gente rica, as gentes da Bolsa da Valores que fica pertinho, passaram por lá. muita gente ainda passa por lá. inclusive eu, levada pela Beatriz, excellent guide.

pois bem, a Passage des Panoramas é um lugar super super para quem gosta de selos, documentos, fotografias, histórias, História. entre os cafés, galeria de artes, teatro há lojinhas muito, mas muito mesmo!, bonitinhas que vendem um pedaço do passado de Paris.

foi numa dessas lojas que pessoas que não conheço, que jamais conhecerei, de quem provavelmente nunca saberei nada, passaram a fazer parte da minha vida. cartões postais antigos, enviados com a intenção de mostrar amor, lembrança, amizade, votos e até saudade, mesmo que ela não exista em francês, estão aqui comigo. agora sou dona de histórias que pularam do sentimento de um momento para o para sempre dos olhos e dos postais da eternidade…

pense, desde a década de 1930 essas palavras estão por aí, a ecoar as antigas novidades de alguém para alguém. sobreviveram à guerra, aos homens, intempéries, mudanças, movimentos. resistiram a tudo para sossegarem tranquilas comigo e depois, depois de muito tempo, pularão sabe-se lá pra onde.
é ou não é muito bacaninha?

cartão2

Nenhuma resposta

quer comentar? não se acanhe.

Pin It on Pinterest

%d blogueiros gostam disto: