aulas de francês

procuro aulas de francês. encasquetei. nenhuma vez mais viajarei à França com essa comunicação tosca em que misturo palavras de vários idiomas e fico feito mímica do Teatro de Dionísio a tentar dizer coisas me expondo ao ridículo.

a França é bacana comigo. talvez seja eu a exceção que confirma a regra. sempre fui muito, muito, muito bem tratada em minhas trapalhadas e todas as vezes houve esforços pacientes dos interlocutores em me explicar lugares, coisas, preços, horários. mas estou um pouco cansada dessa ignorância impregnada que me faz sobreviver das caridades alheias. e também me irrita ser insegura a ponto de precisar de dicionário para ler uma frase.

é verdade que o iPhone ajuda muito. ano passado cometi o fiasco de me comunicar algumas vezes pelo tradutor. é o peixe direto, sem aprender a pescar. quero pescar. barco, vara, isca, protetor solar, chapéu, todos os aparatos. independência.

enquanto não acho escola ou mestre adequados para minhas necessidades, ando por uns rincões da internet. sei que minha disciplina não permite que eu aprenda assim, maneira remota, só com a força da minha vontade, preciso de um compromisso que me amarre a outra pessoa. mas mesmo assim caminho pelos métodos desses tempos não presenciais.

a pular de endereço em endereço encontrei coisas estranhas. a que superou meus espantos anunciava “aprenda francês em 30 horas”. puxa vida!, até eu que sou adepta a viver o dia de hoje fiquei assustada. há quarenta décadas capengo com o português, a me virar do jeito que posso, sempre com o auxilio de dicionário e gramática porque ainda não aprendi. fiquei realmente intrigada com a metodologia. e ao ler mais um pouquinho sobre vem aquele desvendar óbvio do velho truque: toda a responsabilidade do aprendizado é repassada ao aluno, no caso eu. dependerá de meus esforços, inteligência, facilidades ou dificuldades o alcance ou não do objetivo.

pô! sei que o interesse do lado de cá importa e importa muito, mas quando foi que ter um bom mestre deixou de ser importante? não é porque o YouTube tem tutorial até para arrombar porta que a velha e boa troca humana deixou de servir. preciso. e preciso com urgência.

alguém do auditório parle français?

620997_496674843695493_840367874_o

quer comentar? não se acanhe.

Pin It on Pinterest

%d blogueiros gostam disto: